As crianças aprendem linguagem de formas e em tempos diferentes., mas de forma geral, existem conquistas esperadas dentro de determinado tempo (sem esquecer que esse tempo pode variar um pouco).
Se a criança não parece estar de acordo com os guias abaixo e sua diferença para o tempo aqui estabelecido para as conquistas for de várias semanas, pode não ser nada. Por via das dúvidas, indica-se sempre indagar ao pediatra de forma que, caso haja, algum atraso, o mesmo possa ser tratado e corrigido de forma mais rápida e eficiente. Evita-se também, o comprometimento das capacidades de comunicação e aprendizado posteriormente.
Levando em consideração que as indicações de tempo adequado aos diversos estágios da linguagem são bem abrangentes, pode ser que a criança encontre pequenos desafios ao longo de sua coinhada. Pode ser que ela venha a repetir várias vezes o meio de uma frase, como que prendendo sua atenção ao formular o restante de sua frase. Isto se distingue da gageuira. Contanto que ela possa falar claramente até o seu ingresso na primeira série, ela está no caminho certo. Mas, de forma geral, siga seus instintos. Se algo lhe parecer não estar certo, tire sua dúvida. Afinal, você sabe o que é melhor para seu filho. Dito isto, leia a tabela abaixo e aprenda alguns dos sinais vermelhos no desenvolvimento da linguagem.
O formulário abaixo pode, inclusive, ser impresso e marcado de acordo com suas observações.
Chame o pediatra ou fonoaudiólogo no caso de:
Idade: | Sinais de aviso | Marque aqui |
4 a 6 mesess |
- até os 4 months, não imita os sons feitos pelos pais;
- aos 6 meses, não está rindo ou guinchando
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Idade: | Sinais de Aviso: | Marque aqui |
8 a 10 meses |
- aos 8 ou 9 meses, não está usando sons para conseguir sua atenção
- aos 9 meses, ainda não começou a produzir sons monosilábicos (ba, ta, ca etc.)
- aos 10 meses, não responde ao chamado de seu nome
- aos 9 ou 10 meses, não exprime suas emoções
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Idade: | Sinais de Aviso | Marque aqui |
12 a 15 meses |
- aos 12 meses, não usa gesticulações como o balançar das mãos ou das cabeças
- aos 12 meses, ainda não usa 1 ou 2 consoantes (p, b, etc.)
- aos12 meses, ainda não se comunica de forma a explicitar sua necessidade de ajuda
- aos 15 meses, ainda não entende ou responde a palavras como "não" e "tchau"
- aos 15 meses, não utiliza pelo menos 6 gesticulações (apontar, dar tchauzinho, etc.)
- aos 15 meses, ainda não fala uma palavra com pelo menos três letras
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Idade | Sinais de Aviso | Marque aqui |
18 a 24 meses |
- aos 18 meses, ainda não fala palavras com 6 a 10 palavras
- entre 18 e 20 months, ainda não aponta coisas de seu interesse como um pássaro ou avião que passa
- aos 20 meses, ainda não reproduz o som de pelo menos 6 consoantes.
- aos 21 meses, não responde a direções simples
- aos 21 meses, não brinca com seus bonecos de forma dramática (que imita a vida real)
- aos 24 meses, ainda não consegue juntar duas palavras
- aos 24 meses, não conhece a função de objetos domiciliares comuns (vassoura, escova de dentes, etc.)
- aos 24 meses, não imita ações ou palavras de terceiros
- aos 2 anos, não aponta para partes do corpo quando pedido que o faça
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Idade: | sinais de Aviso | Marque aqui |
30 a 36 meses |
- aos 30 meses, não é compreendido pelas pessoas da família
- aos 36 months, não usa frases simples, não faz perguntas e não é compreendido por pessoas fora de seu círculo
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Idade: | Sinais de Aviso | Marque aqui |
3 a 4 anos |
- aos 3, ainda não fala utilizando frases curtas
- aos 3, ainda não é capaz de compreender instruções curtas.
- aos 3, não tem interesse na interação com outras crianças
- aos 3, possui ainda enorme ansiedade de separação referente aos pais
- aos 3½, consistentemente deixa de acrescentar consoantes âs palavras
- aos 4 anos, ainda gagueja com frequência
- aos 4, ainda não está quase completamente compreensível
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