quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SAIBA COMO ESCOLHER A CRECHE OU CURSO DO SEU FILHO - PARTE I


Aqui no Brasil, o início da vida escolar dos filhos se dá um tanto mais cedo que em outros lugares do mundo. Tendo em vista esse inicio precoce, assim como é delicada e tenra essa faixa etária da primeira infância, é preciso ser muito criterioso com sua escolha. 

Para auxiliar nessa etapa, listamos aqui alguns pontos a serem considerados quando da escolha do ambiente educacional de seu filho.

Embora no Brasil infelizmente não exista órgão equivalente, nos Estados Unidos existe um dos mais respeitados órgãos de fiscalização de creches do mundo. O NAEYC (National Association for the Education of Young Children ou Associação Nacional para a Educação de Infantes), determina critérios e fiscaliza os mesmos, devendo credenciar as creches que julga estarem dentro de seus padrões.

Baseado em estudos extensivos e pesquisas contínuas, seus profissionais dão as seguintes dicas:



  • Observe se as crianças do local interagem normalmente com outras crianças e adultos. Isso indica que o local proporciona a construção de relacionamentos saudáveis entre todos.
  • Pergunte sobre o currículo. Este deverá incluir uma variedade de atividades apropriadas à idade da criança e suas necessidades.

CRECHES E BERÇÁRIOS DEVEM TER PESSOAL QUALIFICADO

  • Os colaboradores devem ter a qualificação necessária para promover o aprendizado e desenvolvimento do seu filho. Pergunte sobre suas qualificações, certificados e treinamentos continuados.
  • Pergunte sobre o tempo de trabalho da equipe. Professores que permanecem mais tempo nos locais são mais capazes de focar sua atenção nas crianças e estabelecer ligações com elas.

CRECHES E SUAS EQUIPES DEVEM CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO COM AS FAMÍLIAS

  • A equipe deve trabalhar junto às famílias para suprir as necessidades de cada criança. Pergunte como informação pertinente aos alunos é comunicado entre pais e escola.
  • Tenha certeza de que a política da creche permite que as famílias visitem suas famílias no decorrer do dia caso se deseje.

CRECHES DEVEM SER BEM DIRIGIDAS

  • Verifique as credenciais da creche e tenha certeza de ser habilitada e autorizada pelo conselho de educação. Os espaços físicas devem ser apropriados aos alunos da idade que ali permanecem e bem mantidos, interna e externamente.
  • Verifique a existência de políticas e práticas que ajudam a manter as crianças seguras contra doenças e acidente evitáveis.
  • Pergunte sobre a proporção criança/professor que ajuda a determinar quanta atenção individual seu filho vai receber. Por exemplo; deve haver pelo menos um adulto para cada dez alunos com faixa etária de 4 anos.
Avaliar um local baseado nesses quesitos ajudar-lhe-há a escolhar um programa de alta qualidade para seu filho, permitindo que inicie sua vida escolar de forma plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário