segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA + LIVROS PARA A SUA FAMÍLIA NESSE NATAL

Você sabia que as crianças já absorvem informações advindas dos livros antes mesmo de começar a falar?

Aquele momento de leitura entre adultos e crianças não é mágico apenas pelo valor da interação e do carinho, é mágico também pelo número de estímulos que traz para a criança.

Para incentivar a leitura, existem livros designados para cada idade e até função. Existem livro de plástico que podem acompanhar os pequenos na hora do banho, livros de papel super grosso e resistente indicado para crianças menores (até 2 anos). Existem livros com cores, texturas e até materiais com sonorização (não falo daquelas com músicas, mas itens como plástico que quando manipulados trazem novos estímulos para a crianças, ou então buzinas em bonequinhos).

O que não faltam são opções. A partir das primeiras leituras, a criança já tem contato com o código linguístico. Isso já a deixa preparada para o futuro, pois terá consciência de que as letras tem utilidade e que devem expressar algo. Através da leitura precoce é possível, também, estabilizar algumas palavras para futura exploração na alfabetização. 

A exemplo: uma criança que já conhece visualmente a palavra pare, pode partir dela para reconhecer as vogais nela existentes, depois as sílabas, até que compreenda a palavra em si na hora da leitura.

Os livros infantis trazem em si diversas mensagens. Muitas delas trazem valores sociais e práticos. Um livro sobre amizade, por exemplo, ensina para a criança a forma correta de se comportar diante dos amigos, seu valor imensurável. Um livro sobre hábitos alimentares ajuda a incentivar a alimentação correta na criança através de exemplo. Podemos ensinar sobre formas geométricas, por exemplo, entre tantas outras coisas.

Com relação ao desenvolvimento, os livros ajudam da seguinte forma:







Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo. 

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos. 

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. 

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias… 

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem. 

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. 

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Se você está buscando o livro certo para ler com seu filho, aqui vão algumas dicas para o natal de acordo com a faixa etária começando com 3 e indo até os 6 anos. 

Sendo nosso intuito falar sobre língua inglesa, listamos aqui livros em inglês sobre o natal que podem ser aproveitados entre pais e filhos de acordo com a faixa etária.

Boa leitura!

ENGLISH CHRISTMAS BOOKS

0 a 2 anos

1. Christmas Peekaboo
sabe aquela brincadeira de esconder o rosto que todo bebê adora???? Esse livro incentiva a brincadeira dentro da temática do natal. As crianças adoram!!! Você pode ver esse livro através do link abaixo:

2. Merry christmas Little One!
O primeiro natal é sempre especial! Explore com este livro!

2 a 3 anos

1. Jingle Bugs
Com música e luzes, esse livro oferece muitos estímulos para prender a atenção da criançada.

2.Rudolph the Red Nosed Reindeer
Que tal conhecer a rena preferida do Papai Noel e ainda ter o prazer de apertar o narizinho barulhento e vermelho que ele tem que ajuda o papai noel a entregar seus presentes.

4 a 5 anos

1. Little Rabbits Christmas
Esse livro fala da importância da amizade e da divisão com os amigos.

2. Bear Stays Up
Geralmente o Urso dorme durante todo o inverno, mas dessa vez, ele resolveu ficar acordado e aprender tudo sobre o natal!

5 e 6 anos

1.A Very Mater Christmas
Aproveitando o fascínio das crianças pelo filme Carros, temos aqui um livro super divertido!

2.How do Dinosaurs Say Merry Christmas
Aqui, explora-se o tema dinosauros. Até os adultos irão gostar!

Espero que tenham gostado e que aproveitem para fazer essa introdução na vida das crianças. Elas agradecem e os adultos se deleitam! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário