quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FREUD, SEXO E CRIANÇAS - CONHEÇA A FASE ORAL

Sigmund Freud é até hoje um dos estudiosos que mais provocam espanto, negativa e positivamente, dependendo do olhar de quem julga seus estudos.

Nascido em 1856, neurologista e estudioso do comportamento sexual humano, desenvolveu uma técnica em disputa até hoje: a hipnose.

Segundo sua teoria, praticamente tudo no ser humano possui origem sexual. Em sendo assim, levou seus estudos à seara infantil, onde estabeleceu a existência de fases de manifestações sexuais desde o nascimento.

Observação: essas fases psicossexuais não fazem referência a atos sexuais em si, por favor, não confundam. Essas fases sexuais dizem respeito aos órgãos e objetos através dos quais as crianças sentem prazer. 


1. FASE ORAL - 0 a 18 meses aproximadamente

  • FASE 1 - CHUPAR, CHUPAR, CHUPAR...
Para um bebê em fase de amamentação, o seio é a primeira fonte de prazer. É o seio que alimenta, que acalenta, que acalma, que traz o prazer da saciedade e de um elo com a mãe.

É ele objeto de desejo, sendo o objeto total...a mãe. Calma, isso nada tem a ver com Complexo de Édipo ou Electra, ou pode ser que tenha, só Freud explica! Vamos nos aprofundar?

Sendo a boca a primeira parte do corpo controlada pelas crianças, é ela, também o núcleo da libido (inicial) dos pequenos.

À medida que o infante se desenvolve, o normal é que o foco de prazer se transforme em outro. No entanto, alguns hábitos, resquícios dessa fase podem ser levados por toda a vida. Chupar o dedão, morder os lábios, fumar, são apenas alguns exemplos de comportamentos que podem simbolizar uma fixação oral.

  • FASE 2 - MORDER, MORDER, MORDER....
Com a dentição, surge um novo comportamento. Não só o bebê sente uma necessidade de apaziguar a dor e coceira que acompanha o nascimento dos dentes, como passa a explorar a habilidade deste novo instrumento que encontra-se na região bucal.

Isso leva a criança a morder o seio da mãe, a experimentar novos alimentos, a buscar brinquedos e texturas diferentes para por na boca na esperança de estancar a irritação das gengivas. 

Por conta desta fixação é que ocorrem muitas ocorrências de mordidas no infantil I e infantil II.

Existem duas formas de manifestação envolvidas nessa fase. A primeira seria a oral receptiva, onde a manifestação da mordida não reflete qualquer carência emocional ou atraso de desenvolvimento (de forma geral).

A segunda, denominada oral agressiva, reflete um desejo de projeção do lado emocional da criança. 

A mordida proporciona prazer à criança e é, para ela, uma forma prazerosa de interagir com o mundo e se descobrir parte dela. Quando se observa a interação das crianças, é fácil perceber que a criança que morde o faz e estuda o mordido, tomando nota de sua reação.

Embora a criança já esteja construindo por si só um banco de dados baseado em ações e reações diariamente, é importante que os pais coloquem limites para estes comportamentos.


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