segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O MESTRE MANDOU: NÃO USE CARTÕES VISUAIS...


Pais que querem estimular o desenvolvimento do cérebro de suas crianças focam, muitas vezes, em coisas como leitura precoce, flashcards e gravações de linguagem. No entanto, um índice crescente de pesquisas sugerem que brincar de determinados jogos típicos da infância podem ser a melhor maneira de aumentar a habilidade de uma criança obter sucesso em seus anos escolares.
Variações de jogos como "pega-estátua" e "o mestre mandou" requerem níveis relativamente altos de execução funcional, testando as habilidades das crianças de prestar atenção, lembrar de regras e exibir auto-controle - qualidades que também predizem sucesso acadêmico.
"O brincar é uma das coisas mais cognitivamente estimulantes que uma criança pode fazer", diz Megan McClelland, pesquisadora de desenvolvimento infantil na Oregon State University e que tem liderado muito dessa pesquisa.
DESCRIPTIONJames Provost
A chave para jogos educativos é que tenham início com um jogo simples e somar a ela regras que se tornam mais complicadas gradualmente. Por exemplo, pesquisadores da Oregon University tem desenvolvido um jogo chamado "Cabeça aos Pés", que eles utilizam para medir o desenvolvimento de crianças em idade escolar. Inicialmente a criança copia os movimentos do professor, tocando em sua cabeça ou pés. Mas, depois, é esperado que a criança faça o oposto tocando os pés quando o professor tocar sua cabeça, ou a cabeça quando o professor tocar seus pés.
Enquanto a brincadeira pode parecer simples, ele requer, na verdade, um alto nível de desenvolvimento cognitivo para uma criança em idade pré escolar, incluindo foco e atenção, trabalho de memória, atenção a regras, flexibilidade mental (fazer o oposto) e auto-controle.
"Tendemos a equacionar o aprendizado com o conteúdo aprendido, com a informação que a criança possui, ao invés do passo a passo do aprendizado", diz  Ellen Galinsky, pesquisadora de desenvolvimento infantil e autora de "Mind of Making:  The Seven Essential Life Skills Every Child Needs.” “Mas focar no processo de aprendizado, nas execuções funcionais, lhe dá as habilidades de adquirir novas informações, que é o motivo pelo qual tendem a ser tão previsíveis em termos de sucesso a longo prazo."
Pesquisas mostras que crianças que desenvolvem foco e auto-controle precocimente alcançam melhores resultados acadêmicos a longo prazo.
Um estudo, feito com 814 crianças, entre 3 e 6 anos de idade mostra que crianças que se sobressaem em jogos do tipo "o mestre mandou", obtem melhores resultados em matemática e leitura. 
Uma pesquisa menor, realizado com 65 crianças em idade pre escolar mostrou que aqueles que iniciaram o ano escolar com níveis baixos de auto-controle mostraram melhora após a realização desses jogos em sala, incluindo uma versão de "semáforo".
Uma pesquisa da Oregon State reportou que 430 crianças  foram acompanhadas desde a pre escola até os 25 anos de idade. A pesquisa, que foi publicado no Early Childhood Quarterly, observava diversos fatores, incluindo leitura precoce e habilidades matemáticas, além de outras habilidades cognitivas, para ver quais eram de fato as mais influenciais no sucesso universitário. Os resultados foram que a habilidade de uma criança de prestar atenção e completar uma tarefa aos 4 anos de idade, aquelas mesmas aprendidas com os jogos já descritos, foram fatores determinantes para prever se ela teria se formado na faculdade aos 25 anos.
E vocês, o que acham disso? Opinem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário