Não se encontra reformadores escolares
falando muito sobre como precisamos treinar mais professores dentro das artes,
dada a atual obsessão com ciências, matemática,
tecnologia e engenharia, mas existe uma liste de abilidades que pessoas
mais novas aprendem através desta matéria. Eles servem como um lembrete de que
artes – enquanto seu valor intrínseco é reconhecido – também promove abilidades
encaradas como importantes para a obtenção do sucesso acadêmico e o sucesso de
forma geral na vida. (É por isso que algumas pessoas falam sobre uma mudança no
currículo buscando sua ênfase).
Isso foi escrito por Lisa Phillips que
é autora, jornalista, blogueira, educadora de artes e liderança, oradora e dona
de empresa. Para aprender
sobre o livro de Lisa ““The Artistic Edge: 7 Skills Children Need to Succeed in
an Increasingly Right Brain World,” clique aqui. Isto
surgiu no ARTSblog, um programa do “Americanos pelas artes”.
Por Lisa Phillips
1. Criatividade – Ser capaz de pensar por si mesmo, imaginar
desafios de perspectivas diferentes e pensar fora do padrão irá distinguir seu
filho de outras crianças. Em um programa de artes, será pedido a seu filho que
recite um monólogo de 6 maneiras diferentes, cria uma pintura que represente
uma memória, ou que componha um novo ritmo para aprimorar uma peça musical já
existente. Se as crianças praticarem o pensar de forma criativa, esta será uma habilidade
que se tornará natural para eles agora e em suas carreiras futuras.
2.
Confiança – As habilidades desenvolvidas através do teatro não
apenas lhe treinam para entregar uma mensagem de forma convincente, mas também
lhe dão a confiança necessária para dominar o palco. A arte do teatro dá às
crianças a prática de sair de sua zona de conforto, também lhes permite cometer
erros e aprender através deles durante os ensaios. Esse processo dá às crianças
a confiança de atuar diante de um grande número de pessoas.
3.
Resolução de problemas – Criações artísticas nascem através da resolução de problemas. Como
posso fazer essa argila se tornar uma escultura? Como posso demonstrar uma
emoção em particular através da dança? Como meu personagem reagirá a essa situação?
Sem sequer perceber, crianças que participam de atividades artísticas estão
sendo desafiadas constantemente a resolver problemas. Toda essa prática de
resolução de problemas desenvolve as abilidades de mediação e compreensão. Isso
ajudará a desenvolver abilidades de resolução de problemas importantes e
necessários ao sucesso em qualquer carreira.
4.
Perserverança. – Quando uma criança pega seu violin pela primeira
vez, sabe que tocar Bach naquele momento não é opção; contudo, quando uma
criança pratica, aprende técnicas e desenvolve abilidades e não desiste, assim
o concerto de Bach torna-se cada vez mais próxima da realidade. Em um mundo
crescentemente competitivo, onde é pedido às pessoas que desenvolvam novas
habilidades continuamente, perseverança é essencial para a obtenção do sucesso.
5.
Foco – A habilidade de manter o foco é uma habilidade chave no desenvolvimento
de trabalho conjunto. Manter um equilíbrio entre ouvir e contribuir exige
grande concentração e foco. Requer que cada participante não apenas reflita
sobre seu papel, mas como esse papel contribui para o quadro maior que se está
criando. Pesquisas recentes mostram que a participação das crianças em aulas de
artes melhoram essas habilidades da concentração e do foco em outros aspectos
de sua vida.
6.
Comunicação Não Verbal – Através de experiências em teatro e dança, as crianças aprendem a simplificar
a mecânica da linguagem corporal. Eles experimentam novas maneiras de se
movimentar e como usar esses movimentos para comunicar diferentes emoções. Eles
são então ensinados as habilidades de desempenho para assegurar que estão dando
ao seu personagem os atributos corretos e transmitindo-os de maneira eficaz aos
espectadores.
7.
Saber receber Feedback
Construtivo – Receber feedback
construtivo (ou crítica construtiva),
sobre uma performance artística ou uma peça visual faz parte da instrução nas
artes. As crianças aprendem que essa crítica faz parte do aprendizado e não é
algo pelo qual se ofender ou que deva ser levado para o lado pessoal. É algo
que visa ajudar. A meta é melhorar as habilidades e avaliação é incorporada a
cada passo do processo. Cada disciplina de artes possui parâmetros intrínsecor
que asseguram que a crítica é uma experiência valorosa e contribui
tremendamente com o sucesso do produto final.
8.
Colaboração – Muitas disciplinas
de arte são colaborativas por natureza. Através das artes, crianças praticam o
trabalho em conjunto, dividindo responsabilidade e chegando a consensos com os
demais para chegar ao objetivo comum. Quando uma criança tem um papel em uma
peça musical, teatral ou de dança, ela começa a compreender que a sua
contribuição é necessária ao sucesso do grupo. Através dessas experiências as
crianças ganham confiança e percebem que suas contribuições possuem valor,
mesmo que eles não tenham um papel de destaque.
9.
Dedicação – Quando crianças praticam as artes chegando ao produto final (seja ele uma
peça visual ou apresentação), elas aprendem a associar a dedicação ao
sentimento de realização. Eles desenvolvem hábitos de trabalho saudáveis
através da prática de chegar na hora para ensaios e apresentações, o respeito
às contribuições dos colegas e o esforço em prol da realização do projeto. Nas
artes dramáticas, a recompensa da dedicação é o sentimento acolhedor da ovação
dos espectadores pela qual são tomados, fazendo com que todo o esforço tenha
valido a pena.
10. Responsabilização – Quando uma criança cria algo em grupo, com colaboração, se acostumam com
ideia de que suas ações afetam outras pessoas. Aprendem que quando se não
estiverem preparados, ou se não chegarem na hora, outras pessoas irão sofrer
também. Através das artes, as crianças aprendem, também, que é importante
admitir seus erros e se responsabilizar por eles. Erros são uma parte normal do
processo de aprendizado das artes e as crianças começam a ver o surgimento
deles. Os reconhecemos, deles aprendemos
e seguimos adiante.